CLUBE DO PITBULL DE SOROCABA

Esse BLOG é um espaço para os criadores de PITBULL de Sorocaba, se conhecerem, trocarem experiências, tirarem dúvidas, participarem nos nossos encontros, enfim...Um lugar para reunir TODOS OS APRECIADORES DE PITBULL!!!

5 Encontro de Pitbull em Sorocaba

5 Encontro de Pitbull em Sorocaba
IMAGEM da Semana ------- Faça Parte vc tambem!!!!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vilão ou Vítima?

Pitbull: Vilão ou Vítima?
Desmitificando a raça



Muito tem se falado do pitbull. Será esta uma raça de cães assassinos em potencial? Ou será apenas mais uma vítima da falta de informação do público?


Assim como o bulldog, o American Pitbull Terrier é um cão que foi desenvolvido para brigas com touros e ursos. É extremamente forte e pode se tornar agressivo com o treinamento específico. No entanto, também pode aprender a ser pacífico e obediente. A raça como um todo possui certa tendência à combatividade, mas os filhotes não nascem agressivos. Se bem educado, o pitbull pode se tornar sociável e extremamente fiel ao seu dono, obedecendo a todos os comandos. Cães descontrolados, que atacam pessoas na rua, são frutos da ignorância - ou má fé - de seus donos.


É importante lembrar que freqüentemente são construídos mitos em torno de certas raças. Já foram vítimas o dobermann, o rottweiller e diversas outras raças de cães de guarda. Na mídia, ressalta-se sempre a ameaça que o cachorro e sua raça representam, freqüentemente deixando-se de enfatizar a imaturidade, a ignorância e a irresponsabilidade dos donos. O cão é sempre o vilão, que ataca sem ser comandado e até mesmo ataca o próprio dono, quando este tenta controlá-lo. Poucas pessoas sabem, no entanto, que este comportamento provém da criação inadequada do filhote e não de uma possível agressividade inerente ao cão ou à raça.


O que mais se vê atualmente são indivíduos inescrupulosos que treinam seus cães tornando-os violentos, como uma forma de reafirmar sua masculinidade e mostrar poder. Não é à toa que a raça está sendo associada a pessoas que praticam artes maciais com os mesmos objetivos.


Desta forma, todos os criadores e admiradores da raça pitbull estão arcando com as conseqüências de tais pessoas irresponsáveis, uma vez que a opinião pública foi voltada contra a raça e estão sendo votados projetos de lei em vários estados brasileiros em prol da eliminação do American Pitbull Terrier.


A idéia de proibir a raça, sacrificar ou mesmo castrar animais violentos é absurda se for tomada como uma medida isolada, pois logo serão encontradas outras raças que se encaixem nos objetivos das pessoas que atualmente criam animais agressivos. Tem-se sim que atacar a raiz do problema, punindo os responsáveis pelos acidentes.

3 comentários:

  1. boom o meu nome é willian eu gosto muito do seu trabalho e queria
    pergunta se voces sabem queem teem filhote de pit bull pra vende ou para doação
    a minha morreu faz 1 mes e eu to quereno muito com pra mim
    eu gosto muito de cachorro
    e nao consigo fica sem
    se voce soube de alquem liga pra mim 96033368
    ou me adisione no msn willian_pri@hotmail.com
    ou no e-mail willian_pri@hotmail.com
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Galera venho aqui para pedir que se alguem tiver ou souber de alguem com filhotes de pitbull... Estou a um tempão atras mas nao acho sou aqui de Sorocaba mesmo e estou queredno um para ficar de guarda e tb compania pois adoro essa raça... Por favor quem tiver me manda um email: tathajufra@yahoo.com.br Valeu e desculpa postar aqui sei q nao é lugar pra isso!

    ResponderExcluir
  3. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir